A prática educativa
Disciplina: Didática
Professora: Rosali
Fichamento do capítulo 4 do livro A prática educativa, de Antoni Zabala
ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Cap. 4: As relações interativas em sala de aula: o papel dos professores e dos alunos. Porto Alegre: Editora Artes Médicas Sul Ltda., 1998.
Zabala inicia este capitulo afirmando que a didática oferece a oportunidade de comunicação entre professores, alunos e conteúdos de aprendizagem (Zabala, 1998, p.89)
Dessa forma, desde o século XX, tem-se assistido a debates sobre a participação do aluno nesse processo de aprendizagem. Na escola tradicional, o foco era o professor, onde o ensino era transmitido de forma empírica, cabendo ao aluno memoriza-la como ela ‘’foi entregue’’, se adequando aos conteúdos. Trata-se de uma perspectiva que não levava em consideração o contexto social e as necessidades do aluno, limitando a sua interação e participação no processo de aprendizagem.
A partir desse ponto, Zabala se propõe a analisar a perspectiva construtivista da educação e a sua relação com os diferentes conteúdos.
Na concepção construtivista, é levar o educando a obter ‘’representações pessoais sobre o conteúdo objeto de aprendizagem’’ (Zabala, 1998, p.90). Sendo assim, a concepção construtivista visa o ‘’ensino adaptativo’’ (Miras in Zabala, 1998, p. 90), num processo onde o professor busca interagir com o aluno, acompanhar o seu desenvolvimento e organizar o ambiente grupal para que o pleno desenvolvimento mental do aluno.
Essa tendência não coloca o professor em segundo plano, nem hipervaloriza a sua atuação como ocorreu na escola tradicional. Sua função é garantir a atuação autônoma do aluno, porem ele pode intervir modificando os processos, fazendo novas propostas, desafiando os alunos e interagindo de forma a promover o seu pleno desenvolvimento individual.
Zabala classifica alguns pontos essenciais da concepção construtivista que contribui nas