planejamento de celso s. vasconcelos
PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO
Planejamento / Celso dos S. Vasconcellos
I - Conceito e Metodologia de Elaboração l-CONCEITUAÇÃO DE PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO
O Projeto Político-Pedagógico (ou Projeto Educativo) é o plano global da instituição1. Pode ser entendido como a sistematização, nunca definitiva, de um processo de Planejamento Participativo, que se aperfeiçoa e se concretiza na caminhada, que define claramente o tipo de ação educativa que se quer realizar. E um instrumento teórico-metodológico para a intervenção e mudança da realidade. É um elemento de organização e integração da atividade prática da instituição neste processo de transformação.
O Projeto Educativo é, claramente, um documento de planificação escolar que poderíamos caracterizar do seguinte modo: de longo prazo quanto à sua duração; integral quanto à sua amplitude, na medida em que abarco todos os aspectos da realidade escolar; flexível e aberto; democrático porque elaborado de forma participada e restiltado de consensos. (Diogo, 1998: 17)
Tem, portanto, este valor de articulação da prática, de memória do significado da ação, de elemento de referência para a caminhada. O Projeto Político-Pedagógico envolve também uma construção coletiva de conhecimento.
Construído participativamente, é uma tentativa, no âmbito da educação, de resgatar o sentido humano, científico e libertador do planejamento.
Em relação a outras nomenclaturas correlatas, temos a dizer que preferimos Projeto PolíticoPedagógico a Proposta Pedagógica por entender que a primeira é mais abrangente, qual seja, contempla desde as dimensões mais específicas da escola (comunitárias e administrativas, além da pedagógica), até as mais gerais (políticas, culturais, económicas, etc.)2.
— Panes do Projeto Político-Pedagógico
A seguir apresentamos, sinteticamente, a estrutura de Projeto Educativo da Equipe LatinoAmericana de Planejamento (ELAP) com sede no Chile, na vertente brasileira do Prof. Danilo