Planejamento Cultural Organizacional: o intercâmbio entre o gestor e a cultura
Bárbara Maria Rosa Vital Brasil Bogado (Centro Universitário de Brasília) barbarabogado@hotmail.com
Leonardo Ramos Coutinho (Centro Universitário de Brasília) leorc_1512@hotmail.com
Luísa Maria Vidal Giampaolo (Centro Universitário de Brasília) luisagiam@hotmail.com
Rodrigo de Araújo Rocha (Centro Universitário de Brasília) r.rocha100@gmail.com
Ari Melo Mariano (Centro Universitário de Brasília) mktmariano@yahoo.es
Resumo:
O objetivo deste estudo é identificar a importância do planejamento cultural para a gestão organizacional. O fator “Cultura” é responsável pelo fracasso de muitos modelos consagrados, ao não considerar as diferenças culturais entre os países. Muitas vezes a teoria não corresponde a prática em países de culturas distintas. Quando a literatura refere-se a uma organização, normalmente existem diversos fatores que incidem sobre o sucesso, a gestão é um dos fatores de maior peso na decisão do sucesso organizacional.
E a cultura é um fator preponderante nesta gestão empresarial, uma variável interveniente.
Para alcançar este objetivo foi usada a pesquisa exploratória a fim de buscar um modelo que explicasse a cultura na gestão. Foram encontrados 1456 artigos na base de dados scielo, onde através dos trabalhos observados se revelou o sucesso da gestão através do planejamento da cultura organizacional.
Palavras chave: Cultura Organizacional, Gestão, Intervencionismo cultural.
Cultural Organizational Planning: the exchange between the officer and culture
Abstract:
The aim of this study is to identify the importance of cultural planning for organizational management. The factor "Culture" is responsible for the failure of many established models, by not considering the cultural differences between countries. Often the theory does not match practice in countries with distinct cultures. When the literature refers to an organization, there are
usually