Irrigação
Irrigação por superfície
A irrigação por superfície e uma das técnicas de irrigação que necessita de muito água devido a isso e muito pouco utilizada, já que o interessante e você utilizar a menor quantidade de aguá possível. entre seus benefícios e uma técnica que não esta limitada pelos regimes do vento, mais a uma grande perda de água por percolação, a erosão dos sulcos também e um problema necessitando serem recentemente reformados. essa técnica também e influenciada pela declividade do solo. sendo muito utilizada na região sul do país. os principais formatos dos sulcos são trapeizoiodal, triangular e formato de U.
Irrigação localizada
Essa técnica e muito utilizada nos dias atuais, sendo muito aplicada na regiões áridas os dois tipos básicos são micro aspersão e cotejamento. pode ser utilizada em conjunto com a quimigação onde são adicionados fertilizantes na água que será utilizada na irrigação. a irrigação localiza economiza 90% de água se comparada com a irrigação por sulcos. essa técnica não e afetada por regime de ventos, nem por declividade do solo, e não a tantas perdas por evaporação já que a água e aplicada diretamente no sistema radicular da planta. um sistema de irrigação localizada e composto por um conjunto motobomba, filtro químicos, filtros de areia, tubulação, peças especias e acessórios (T,curvas, encaixes.).
Irrigação por Aspersão
Essa tipo de irrigação simula uma chuva artificial onde um aspersor direciona a água para o ar, onde essa se transforma em pequenas cotículas que caem sobre o solo e depois e absorvida pela planta. esta limitada pelo regime dos ventos e muito utilizada, e esta sujeita a declividade do solo pois não e viável em solos muito inclinados. sendo necessário um conhecimento técnico qualificado para implementação desse sistemas. basicamente e constituído por um conjunto motobomba, tubulações de recalque, acessórios especiais, aspersores, quebra ventos.