cabaleros
Com base no que observamos sobre a instituição de Caballeros de Santiago no período 2014 seria viável uma reforma com base em métodos de ferramenta de qualidade como; o processo de 5s’s e PDCA MASP. E as ligações entre os países Brasil e a Espanha com intercâmbios e alianças politicas .
1.0 INTRODUÇÃO
A Associação Cultural Hispano Galega de Santiago foi fundada em 1960 por um grupo de imigrantes espanhóis (galego)que tinham o intuito em divulgar a cultura e a língua espanhola para a população de Salvador.
A instituição funcionou inicialmente no bairro da Pituba, e também contou com a ajuda da Secretaria Municipal de Educação que doou moveis e professores para a instituição selando a parceria entre Espanha e Salvador.
Inaugurou sua sede própria em 1967, o edifício São Luiz, localizado no centro da cidade. Assim implantando as primeiras turmas do curso de língua espanhola e também todas as formas de manifestações culturais espanholas como a música, dança filmes, artesanatos e também culinária.
A atual sede da Caballeros de Santiago fica no bairro do Rio Vermelho e foi inaugurada em 1989. A associação continua a divulgar a língua e a cultura espanhola para a população baiana. Tendo assim ampliação de sua sede, permitindo a expansão para os segmentos de dança, música, história e a formação de um coral.
E ainda hoje, mantem os seus objetivos de continuar sendo uma associação cultural sem fins lucrativos.
A associação solidificou-se como um dos principais centros de Cultura Hispano Galega, Tornou-se também referência em intercâmbio cultural, representando a Universidade de Santiago de Composta a na Bahia, Além disso, oferece gratuitamente, junto ao governo da Galícia, aulas de dança, espetáculos teatrais, grupos de gastronomia e os cursos de cultura e língua Galega.
E como pré-requisitos da associação para ser integrante precisa-se ser espanhóis ou descendentes. Sendo todos os representantes do conselho voluntários e sem ânimo de lucro. Tendo as