Planejamento anual creche
Decorrente da significativa e crescente participação da mulher no mercado de trabalho, fez-se necessário reorganizar a estrutura familiar, buscando-se alternativas que proporcionassem às crianças de zero a três anos um atendimento de qualidade fora da família.
O desenvolvimento da ciência moderna e da tecnologia nos fez conhecer mais profundamente as crianças, uma vez que numerosas investigações demonstram que a infância é uma etapa decisiva na formação do indivíduo. Daí a importância do papel ativo e criativo do adulto no sentido de propiciar estímulos favoráveis ao desenvolvimento integral da criança.
Ao iniciar sua trajetória de vida, as crianças têm direito a saúde, amor, aceitação e segurança, que constituem um forte alicerce para suportar as fases posteriores de desenvolvimento.
Assim sendo, surge uma nova concepção de creche-ambiente de educação e cuidados que sinaliza para a fundamental importância de que a este espaço, anteriormente direcionado somente aos cuidados para com a criança, atribua-se um papel educativo complementar junto às famílias.
As famílias, as instituições e a sociedade como um todo são responsáveis pela infância e realizam ações que se complementam. Em momento algum, uma substituirá a outra, pois são de grande importância para a Educação Infantil.
As instituições cada vez mais vão se tornando importantes como realizadoras dos direitos das famílias, das mulheres e das próprias crianças como uma exigência da vida social. Com a nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB nº 9394/96), através da qual a Educação Infantil recebeu destaque, inexistente nas legislações anteriores, impôs-se a necessidade do estabelecimento de proposta curricular norteadora do atendimento em creches e pré-escolas com vistas a assegurar a qualidade dos serviços prestados.
O Planejamento anual 2014 se reveste de grande importância como norteador da ação pedagógica voltada para o desenvolvimento físico, motor, cognitivo, emocional,