TRABALHO INDIVIDUAL IN CIO
Esta produção textual visa elaborar um diagnóstico da problemática social local/regional e discorrer sobre a importância dos indicadores sociais frente à construção das políticas sociais, refletindo sobre a política de habitação.
A cidade de Lajedo do Tabocal integra a Micro Região de Jequié. Antiga fortaleza da cultura cafeeira, onde muitas pessoas de lugares diferentes vinha colher café, pois era um dos maiores produtores da região. Muitos aproveitando a colheita se mudavam imediatamente, pois era conhecida por ter uma terra onde tudo dava.
O trabalho será apresentado em três tópicos, onde tratar-se-á sobre “os principais indicadores sociais que representam índice de desenvolvimento social – e (número de habitantes, número da população até 18 anos, área geográfica, posição geográfica, outros)” e “O cenário político, econômico e social da construção e implementação da Política Pública de Habitação no Brasil: (quando surgiu; quem financiou e quem foi atendido). Quais os programas habitacionais da atualidade, seus critérios e seu público. Avanços e limites para a universalização do acesso a esse direito social no Brasil.
O trabalho conclui-se através de algumas articulações e citações do conteúdo apreendido nas disciplinas do semestre, sendo que para a realização do trabalho foram utilizadas pesquisas bibliográficas, sendo as mesmas referenciadas ao final deste.
DESENVOLVIMENTO
CARACTERIZAÇÃO DO MUNICÍPIO/REGIONAL COM OS PRINCIPAIS INDICADORES SOCIAIS, COMO: NÚMERO DE HABITANTES, NÚMERO DA POPULAÇÃO ATÉ 18 ANOS, ÁREA GEOGRÁFICA, POSIÇÃO GEOGRÁFICA E OUTROS.
Conforme o Censo do IBGE de 2010, a população do município de Lajedo do Tabocal é de 8.305 habitantes. População estimada em 2014 é de 8.810. Tem uma Área Territorial de 431,895 km²; tem uma Densidade Demográfica é de 19,23 hab/km².
Ainda conforme o IBGE (2010) o Índice de Desenvolvimento Municipal de Lajedo do Tabocal em 2010 foi de 0,584.
O IDHM – Índice de Desenvolvimento Humano municipal