Behaviorismo
EMEI – 2012
Maternal I
COORDENADORA DE CRECHES
Maria Vera Lúcia Veras
INTRODUÇÃO
No Brasil hoje muito se discute sobre educação infantil e um mercado de grande significação para a área é a lei de diretrizes e bases da educação nacional, sancionada em dezembro de 1996 .É a primeira vez que a expressão que a educação infantil aparece na lei nacional da educação, recebendo um destaque inexistente nas legislações anteriores, sendo tratada e definida como a primeira etapa da educação básica, tendo como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade.
A lei estabelece que a educação infantil será oferecida em creches para crianças de até três anos de idade e em pré- escolas para as crianças de quatro a seis anos. Portanto, a distinção entre creches e pré- escola é feita exclusivamente pelo critério de faixa etária, sendo ambas instituições de educação infantil, com o mesmo objetivo de desenvolver as crianças em seus diversos aspectos.
Em suma vale ressaltar que se destaca entre os desafios para a melhoria da qualidade da educação infantil o da valorização a capacitação dos profissionais que atuam a área.
PLANEJAMENTO ANUAL / 2012
- Maternal I (2 ano à 3 anos)
OBJETIVOS GERAIS * Desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais as seguintes capacidades. * Descobrir e conhecer progressivamente seu próprio corpo, suas potencialidades e seus limites, desenvolvendo e valorizando hábitos de cuidados com a próprio corpo saúde e bem – estar; * Estabelecer vínculos afetivos e de troca com adultos e crianças, fortalecendo sua auto- estima e comunicação e interação social; * Observar e explorar o ambiente com atitude de curiosidade, percebendo- se cada vez mais; * Brincar , expressando emoções sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades;
JUTIFICATIVA
A nossa finalidade com esse plano anual, é de criar e organizar o trabalho com as crianças