Modelo
De acordo com Chiavenato (2010) o conceito de Treinamento pode apresentar diferentes significados. No passado, alguns especialistas em RH (recursos humanos) consideravam o treinamento um meio para adequar cada pessoa a seu cargo e desenvolver a força de trabalho da organização a partir da descrição de cargos. Mais recentemente, o conceito foi ampliado, considerando o treinamento como um meio para alavancar o desempenho do cargo.
Treinamento é o processo de desenvolver qualidades nos recursos humanos para habilitá-los a serem mais produtivos e contribuir melhor para o alcance dos objetivos organizacionais. O propósito do treinamento é aumentar a produtividade dos indivíduos em seus cargos influenciando seus comportamentos (CHIAVENATO, 2010, p. 357).
Para Chiavenato (2010, p. 366) “as pessoas constituem o maior patrimônio das organizações, o “Capital Humano”, composto de pessoas, que vão desde o mais simples operário ao seu principal executivo”. Outrossim, mediante um mundo competitivo as organizações precisam preparar-se continuamente para os desafios da inovação e da concorrência. Para serem bem sucedidas, precisam de pessoas empreendedoras e dispostas a assumir e correr riscos. São as pessoas que fazem as coisas acontecerem, que conduzem o negócio, que produzem e prestam serviços. Igualmente, os resultados somente serão alcançados mediante treinamento e desenvolvimento das pessoas. O treinamento passa a ser ferramenta imprescindível, e as organizações bem sucedidas fazem seus investimentos, pois o retorno é garantido. Ribeiro (1987, p. 27) por sua vez citou que a maioria das organizações ainda possui sistemas, processos e pessoas trabalhando de forma erradas, desta maneira as empresas trabalham com informações desatualizadas e produz por sua vez, informações descoordenadas, o que gera desqualificação e descontentamento. Introduzir sistemas integrados de gestão, planejar estratégias para