Planejamento ambiental no municipio de ibirubá
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 7
4 REFERêNCIAs 8 aNEXOS 9
INTRODUÇÃO
O trabalho visa apresentar de uma forma clara conceitos relacionados ao tema, bem como análises pessoais sobre assuntos apresentados como base de referência para estudo e desenvolvimento de conteúdo.
O presente trabalho tem como objetivo conhecer a realidade do município de Ibirubá relacionada à questão e gestão ambiental, a partir de pesquisa de campo realizada a partir de 09/05/2012.
DESENVOLVIMENTO
O município de Ibirubá está localizado no estado do Rio Grande do Sul, com uma população total de 19.312 habitantes, dos quais 15.344 residem na cidade e 3.968 na zona rural. As principais atividades econômicas praticadas no município são: agropecuaria como plantio de soja, trigo, milho, entre outros, destaca-se também a atividade de gado leiteiro, no ramo da indústria criação de peças e implementos agrícolas, e por fim o comércio com seus alfaiates e lojas de diversos produtos, como roupas, calçados, perfumarias e supermercados. O IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) é de 0,824. O clima predominante no município é temperado com característica subtropical úmido. Os solos existentes são derivados das rochas metamórficas. O município faz parte da bacia hidrográfica do Alto Jacuí. O bioma característico da região é o Bioma Mata Atlântica, segundo Cunha e Zômpero, ele “é o terceiro maior bioma brasileiro e se estende por cerca de 4.000 km pela costa Atlântica entre os estados do Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul. É considerada ainda uma das regiões mais biodiversas e valiosas da Terra. Abriga em seus domínios aproximadamente 600 das 910 unidades de conservação brasileiras.” Este bioma também possui uma flora, que é igual ou superior ao da Amazônia, pois abriga aproximadamente 450 espécies em