Contabilidade Aplicada
gisele campos maurer fredrich
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL
CONTABILIDADE APLICADA
6º SEMESTRE
Ibirubá, RS
2013
gisele campos maurer fredrich
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDICIPLINAR INDIVIDUAL
CONTABILIDADE APLICADA
6º SEMESTRE
Trabalho apresentado às disciplinasde: Contabilidade do Setor Público, Contabilidade De Áreas Diversas, Contabilidade Social e Ambiental, da Universidade Norte do Paraná – UNOPAR.
Prof: Valdeci Araújo, Regis Garcia e Vânia Machado .
Ibirubá
2013
INTRODUÇÃO A contabilidade aplicada é o ramo da ciência contábil que emprega um processo criador de informações, os princípios de contabilidade e as normas contábeis são direcionadas ao controle patrimonial das entidades. E tem como objetivo fornecer aos usuários informações sobre os resultados alcançados e os aspectos de natureza orçamentária, econômica, financeira e física do patrimônio da empresa.
Diante disto, o tema do presente trabalho consiste em um estudo sobre o Índice de sustentabilidade empresarial, a lei de responsabilidade fiscal, agronegócio, construção civil e o terceiro setor. O Índice de sustentabilidade empresarial é uma ferramenta para análise comparativa de desempenho das empresas listadas na Bovespa sob o aspecto da sustentabilidade corporativa, baseada na eficiência econômica, no equilíbrio ambiental, na justiça social e na governança corporativa. A Lei de responsabilidade fiscal estabelece normas de finanças públicas que são voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal, tendo como pressupostos básicos o planejamento e a transparência na gestão, procurando sempre o equilíbrio das contas públicas.
O cenário atual indica que o Brasil será o maior país agrícola do mundo em poucos anos. O agronegócio brasileiro é uma atividade próspera, segura e rentável. As cidades, os estados, são grandes responsáveis pelo consumo de materiais, água, energia,