Planalto Serrano
Os principais colonizadores da região serrana foram os bandeirantes paulistas.
Colonização das principais cidades:
Lages: fundada em 1766, pelo bandeirante paulista Antonio Correia Pinto de Machado.
São Joaquim: fundada em 7 de abril de 1887, colonização gaúcha, paulista, alemã e italiana.
Bom Jardim da Serra: fundada em 29 de janeiro de 1967, colonização italiana, alemã, espanhola, polonesa e portuguesa
Urupema: fundada em 25 de março de 1918, colonização açoriana e italina.
Geografia, Hidrografia e Clima
Grande parte das cidades dessa região estão a mais de mil metros de altitude
Já tendo chegado a temperaturas extremas como -17,8ºC no Morro da Igreja em 1996
Bom Jardim da Serra, São Joaquim, Urubici e Urupema são os municípios mais frios do estado e estão entre os mais frios do Brasil.
Economia:
Pecuária, Agroindústria, Industria Florestal, Turismo
O Planalto Serrano (ou Serra Catarinense) é uma região que aproximadamente inclui as mesorregiões do Oeste Catarinense, Serrana e parte do Norte Catarinense. Distante cerca de 100 quilômetros do litoral do estado, com montanhas que ultrapassam os mil metros de altitude e clima subtropical de altitude
Grande parte das suas cidades estão a mais de mil metros de altitude, o que permite que durante o inverno ocorra a geada e a neve, com a temperatura freqüentemente atingindo marcas negativas, já tendo chegado a temperaturas extremas como -17,8°C (não oficial) no Morro da Igreja em 1996.
Formada por camadas de basalto (derrames de lavas), intercaladas com camadas de arenito, A superfície do planalto é regular e se inclina suavemente para oeste. Os rios que correm para o Paraná abriram nele profundos vales.
As atividades econômicas estão ligadas à pecuária, à agroindústria e uma grande área destinada à indústria florestal. O turismo de inverno está associado ao frio, às paisagens bucólicas e também pela neve que se precipita em algumas cidades, trazendo o fluxo de