origem do petroleo e geologia
TEORIA BIOGÊNICA
O petróleo é formado a partir da sedimentação de variadas matérias em depressões da crosta terrestre. Estes sedimentos resultado da erosão de rochas antigas e de microorganismos de natureza animal ou vegetal, foram acumulados durante milhões de anos em fundos de lagos ou mares pobres em oxigênio e se converteram em rochas. Essas camadas sobrepostas formaram as bacias sedimentares.
A ação de bactérias, do calor e da pressão causada por esse empilhamento de novas camadas transformou essa matéria orgânica em querogênio, composto químico a partir do qual são gerados todos os tipos de hidrocarbonetos.
Ao serem submetidos a temperaturas da ordem de 80°C, as moléculas de querogênio se partem e dão origem ao óleo, com gás associado.
Acima de 130°C, forma-se apenas gás e, acima de 210°C, os hidrocarbonetos desaparecem totalmente, restando apenas vestígios de carbono
Para que se forme uma acumulação petrolífera são necessários 6 requisitos
1. Presença de rochas geradoras
2. Migração
3. Presenças de rochas reservatório
4. Presença de rochas capeadoras
5. Trapas ou armadilhas
6. Relações temporais adequadas
ROCHAS GERADORAS
São rochas de granulação fina (folhelhos e calcáreos) cuja a matéria orgânica, sob condições termoquímicas adequadas, se transforma em petróleo.
Para uma rocha ser classificada como geradora, ela deve conter matéria orgânica em quantidade suficiente, e ser submetida a condições termoquímicas adequadas ao processo de transformação da matéria orgânica em petróleo.
A temperatura mínima estimada em 80°C. Por outro lado, a rocha não deve ter sido submetida a temperatura acima de 210°C onde todo o petróleo líquido é destruído.
MIGRAÇÃO
Para se ter uma acumulação de petróleo é necessário que, após o processo de geração, ocorra a migração e que esta tenha seu caminho interrompido pela existência de algum tipo de armadilha geológica
Existem 3 tipos de migração:
1. Migração