vamos ler um resuminho
- Pampas – localizados nas proximidades das fronteiras do estado com o Uruguai e com a Argentina, ao sul e oeste, os pampas tem como principal característica, a vegetação rasteira formada por gramíneas, com alguns arbustos e árvores (de pequeno porte). Esse tipo de vegetação tem boa resistência a escassez de chuvas. Seu relevo é levemente ondulado, sendo suas altitudes sempre inferiores a 500 metros.
- Planalto Serrano - ocupando mais da metade do estado, o planalto serrano está localizado na região nordeste do estado. O ponto mais alto do Rio Grande do Sul, o Pico do Monte Negro, tem 1410 metros de altitude. A vegetação varia entre campos limpos e vegetação de Araucárias. Próximo à divisa com Santa Catarina, encontra-se o desfiladeiro do Itaimbezinho, com uma extensão de 5,8 km, altura máxima de 700 metros e largura de, no máximo, 2 km.
- Região Lagunar – localizada na costa do estado, a principal característica desse relevo são as lagunas (lagos de água salgada) encontradas em grande quantidade. As maiores lagunas são: Lagoa dos Patos (uma das maiores do mundo), Lagoa Mirim e Lagoa da Mangueira. A paisagem conta ainda com dunas e praias.
O clima predominante no Rio Grande do Sul é sub-tropical. Na região dos Pampas a temperatura média é inferior a 18° C, sendo que as chuvas são bem escassas. No Planalto Serrano as chuvas são distribuídas com regularidade e abundância. A média de temperatura no Planalto Serrano é inferior a 20° C. Ocasionalmente neva a nordeste do estado, em regiões com altitude superior a 900 metros. Na região Lagunar, as chuvas são escassas.
O principal rio que banha o estado é o rio Uruguai, que assim como os demais rios do estado, faz parte da bacia do Prata. Outros rios importantes são o rio Guaíba, Taquari, Pelotas, Ijuí, entre outros.
Veja mais:
Mapa Geográfico do Rio Grande do Sul Arquivado