raciocionio logico
PROFESSOR: GUILHERME NEVES
Olá, pessoal!
Vamos começar a nossa primeira aula do curso de exercícios para o INSS. Não sei se vocês perceberam, mas o edital do INSS não veio no “padrão FCC”. A FCC desta vez resolveu excluir aqueles “testes psicotécnicos” e decidiram aprofundar mais na lógica proposicional.
Nesta primeira aula eu utilizarei questões de minha autoria ou de algumas outras bancas, para que possamos dar uma revisada na teoria e aprofundar em alguns detalhes de construção de tabelas. Na próxima aula, depois de vista a teoria, vamos aprofundar nas questões da FCC, ok?
Até porque a FCC não é (ou pelo menos não era) fã destes assuntos iniciais. Por exemplo, eu só conhecia uma (sim...apenas UMA) questão da FCC sobre tautologia. E de repente, neste curto conteúdo programático, eles decidem explicitar a palavra TAUTOLOGIA. Estranho, não?
Bom, vamos lá!
01.
Qual das proposições a seguir pertence à classe das declarativas, aceitando apenas dois valores que se excluem, verdadeiro (V) ou falso (F)?
(A) Escreva um livro.
(B) Onde Maria mora?
(C) Que belo automóvel é este amarelo!
(D) Duas retas de um plano são paralelas ou incidentes.
(E) Verifique a instalação elétrica.
Resolução
Nosso principal objeto de estudo serão as proposições. E o que são proposições lógicas?
Há várias definições nos livros de lógica e cada banca adota “textos diferentes” para definir as proposições. Quando estava escrevendo meu livro de Raciocínio Lógico (Raciocínio Lógico
Essencial – Editora Campus) me preocupei em utilizar uma definição que englobasse um “acordo” entre livros e bancas organizadoras. Cheguei à seguinte definição:
Chama-se proposição toda oração declarativa que pode ser valorada em verdadeira ou falsa, mas não as duas.
Vamos analisar os termos desta definição.
Sendo oração, deve possuir sujeito e predicado.
Desta forma, expressões do tipo:
“Os alunos do Ponto dos Concursos.”
Não são consideradas proposições (pois