sistema nervoso
O território do Brasil ocupa uma área de 8 514 876 Km². Em virtude da extensão territorial, o Brasil é considerado um país continental por ocupar grande parte do continente da América do Sul. O país se encontra em quinto lugar em tamanho de território.
A população brasileira está irregularmente distribuída, pois grande parte da população habita em região litorânea do território, onde se encontram as maiores cidades do país. Isso nada mais é do que herança histórica, a forma com que o Brasil foi povoado, os primeiros núcleos urbanos surgiram no litoral. Até o século XVI o Brasil possuía apenas a área estabelecida pelo Tratado de Tordesilhas, assinado em 1494 por Portugal e Espanha, tratado que dividia as terras da América do Sul entre Portugal e Espanha.
O principal acontecimento histórico que contribuiu para o povoamento do país foi:
Século XVII e XVIII: foram marcados pela produção pastoril que adentrou a oeste do país, e também pela descoberta de jazidas de ouro e diamante nos estados de Goiás, Minas Gerais e Mato Grosso. Esse período foi chamado de aurífero, no qual fez surgir várias cidades.
1. ESPAÇO TERRITORIAL (na atualidade)
Segundo os dados fornecidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil é um país que ocupa uma área continental de 8.547.403 Km2 (censo de 2000), e um litoral com uma área de 7.376 Km, abrangendo um espaço litorâneo de 200 milhas (370 quilômetros) considerada zona econômica exclusiva. O Brasil também exerce soberania sobre o seu espaço aéreo, fiscalizando as espaçonaves que nele circulam. O país também possui soberania sobre seu subsolo, ou seja, jazidas minerais pertencem ao estado brasileiro. Nesse espaço territorial a nação brasileira exerce seu controle soberano a partir da escolha democrática dos seus governantes, destacando-se assim como um estado pleno e verdadeiro.
5. PONTOS EXTREMOS
SUL: Localiza-se no