Artigo tunover
RESUMO
Este artigo possui como objetivo buscar as causas da rotatividade no setor supermercadista de Curitiba e Região Metropolitana. Foi utilizado para este estudo, pesquisa bibliográfica, caracterizando-se como descritiva, pois descreve uma situação e como ferramenta de coleta de dados um questionário com perguntas abertas e fechadas para os funcionários operacionais de todos os departamentos. Como principal resultado verificou-se que mesmo os funcionários satisfeitos com o clima organizacional, tendo estabilidade na empresa, desempenhando bem suas funções, na pesquisa ficou claro que, a grande maioria se desligaria da empresa por uma oferta de salário melhor, aliado a um pacote de benefícios atraente e pelo fato de não terem que trabalhar aos domingos e feriados. A valorização e o clima organizacional são fatores muito relevantes, tornando contraditório os altos índices de alta rotatividade. Por fim, a valorização dos recursos humanos da empresa é indispensável para que se possam obter os melhores índices de produtividade e por conseqüência funcionários mais comprometidos com a empresa.
Palavras-chave: Rotatividade, Setor Supermercadista, Motivação.
INTRODUÇÃO
Conforme Caldas, (2000), “muitos estudos, acadêmicos e gerenciais, parecem entrar em consenso ao afirmar que diversas variáveis do ambiente de trabalho podem ser afetadas por cortes de pessoal.” Um ambiente de trabalho agradável pode melhorar o relacionamento interpessoal e a produtividade, assim como reduzir acidentes, doenças, absenteísmo e rotatividade pessoal. Sendo assim, fazer do ambiente um local agradável para se trabalhar tornou-se uma verdadeira obsessão para as empresas bem sucedidas (CHIAVENATO; 1999).
Conforme Levering (1997) duas empresas podem até ser do mesmo segmento, ser do mesmo tamanho e idade, terem quase o mesmo número de colaboradores, ambas possuírem um excelente desempenho