Plan de negócio
O conceito de alavancagem financeira é análogo ao da alavancagem operacional: consiste na capacidade da empresa em trabalhar com recursos de terceiros (basicamente, empréstimos, debêntures, ações preferenciais, entre outros) de modo a maximizar os efeitos da variação do lucro operacional (LAJIR) sobre os lucros por ação dos proprietários da empresa.
O efeito de alavanca financeira de uma empresa é um conceito bastante utilizado a nível da gestão financeira e traduzum mecanismo a partir do qual o aumento do nível de endividamento (através, por exemplo, da contração de umempréstimo adicional) de uma empresa provoca uma melhoria do seu indicador de rendibilidade dos capitais próprios(medido através do rácio entre os resultados líquidos e os capitais próprios), também designado por ROE ("Return onEquity"). Esse efeito depende da estrutura de capitais da empresa (relação de forças entre os capitais próprios e alheiosnum determinado momento) e acontece apenas quando a rendibilidade de uma determinada operação ou investimento ésuperior ao custo de obtenção dos capitais alheios necessários para a efetuar.
Na medida em que potencia uma melhoria da rendibilidade dos capitais próprios de uma empresa, a ocorrência do efeitode alavanca financeira é naturalmente benéfica para os detentores do capital (sócios ou acionistas), na medida em quese verifica uma relação mais positiva entre o capital que investiram e o rendimento que dele poderão retirar. Nestecontexto, a alavanca financeira é por vezes designada de fator multiplicador do capital próprio.
No entanto, a ocorrência do efeito de alavanca financeira não é universal e depende, para além da já mencionadaestrutura de capitais da empresa em causa, de um conjunto de outros fatores, como sejam: a taxa de juro a que aempresa consegue obter financiamentos adicionais; a (in)disponibilidade por parte de entidades financiadoras emconceder mais crédito à empresa, ou seja, a capacidade de endividamento