OS PROCESSOS DE SOCIALIZAÇÃO E APRENDIZAGEM
Fichamento páginas de 161 a 170
Fundação Educacional de Duque de Caxias
Faculdade de Filosofia,Ciências e Letras de Duque de Caxias
Os processos de socialização e aprendizagem
Livro: Múltiplas visões sobre aprendizagem e convivência humana
João Celemente de Souza Neto
Fichamento apresentado ao curso de Geografia da Fundação Educacional de Duque de Caxias, Faculdade de Filosofia,Ciências e Letras de Duque de Caxias com requisito parcial para a conclusão do curso de Geografia.
Duque de Caxias/2013
Os processos de socialização e aprendizagem
“A finalidade deste artigo é problematizar os múltiplos contornos da relação entre socialização e aprendizagem,[...]”(p.161).
“A discussão desssa temática pressupõe uma determinada concepção de homem,de sociedade e de educação”[...](p.161).”A esse processo,que influencia o indivíduo a observar os padrões culturais,as regras e normas de uma sociedade,chamamos de socialização”(p.161).
“De acordo com a literatura,a socialização começa na infância e acompanha o sujeito no decorrer da vida”[...](p.161).
“A socialização oferece uma sensação de pertencimento a um grupo e permite a construção da identidade.Quando se quebram os laços sociais,emergem o crime,a agressão,a indisciplina, o desvio,as práticas antissociais e outras patologias”(p.161).
“Ultimamente,a noção de socialização tem caído em desuso[...](p.162).Nossa perspectiva é de compreender que o ato de socializar refere-se a um processo dinâmico e não cristalizado[...](p.162).Conflitos,tensões econtradições permeiam a construção deste conceito,uma vez que o sujeito é também autor de sua história”(p.162).
“O desafio do conhecimento é ajudar a humanidade a se libertar das armadilhas geradas pelo reino da necessidade e construir o reino da liberdade.”[...](p.162).
“A sociedade disciplinar apresenou o conhecimentocomo algo estanque e separado da dinâmica da