Plan 9
O sistema operacional Plan 9 é um sistema de pesquisa desenvolvido pela Bell Laboratories, no final de 1980. Seus criadores foram Ken Thompson, Rob Pike, Dave Presotto e Phil Winterbottom.
O Plan 9 não é variante Unix, mas é muito parecido. Ele retrata uma nova maneira para resolver a maioria dos problemas de sistemas. O Plan 9 explora várias “simplificações” do modelo Unix original. Isso incrementa a experiência de usar e programar o sistema, notavelmente em ambientes multi-usuários distribuídos.
O Plan 9 foi um projeto interno da Bell Labs por muitos anos, mas a distribuição pública foi feita em 1993, seguida por uma versão encolhe-envolve em 1995. A Bell perdeu o interesse comercial no projeto após a década de 1990 e distribuiu uma terceira versão sobre uma licença não-livre (mas, com código fonte disponível) em 2000, e por fim criou uma nova licença open source em 2002. Esta é a quarta, e atual, edição do sistema.
Características do Plan 9
O Plan 9 é um sistema operacional distribuído baseado em arquivos;
Foi desenvolvido no Computing Sciences Research Center da Bell Laboratories, nos anos 80;
Encontra-se em sua quarta versão;
Suporta várias arquiteturas de hardware.
Propósito do Plan 9
Em meados dos anos 80, a tendência em informática era migrar dos grandes computadores de tempo compartilhado para as redes de pequenas máquinas pessoais, geralmente estações de trabalho UNIX.
Como os computadores pessoais tornavam-se cada vez mais rápidos e baratos, este estilo de computação tornou-se bastante popular. Mas, conforme foi aumentando a utilização das estações de trabalho, alguns problemas foram surgindo. Como por exemplo, os sistemas operacionais que estavam nessas máquinas (geralmente era o UNIX), eram sistemas operacionais de tempo compartilhado com problemas para adaptação de ideias que surgiram após a sua concepção.
O Plan 9 surgiu no final dos anos 80, como uma tentativa de se ter o melhor das duas abordagens, ou seja: construir um sistema