Plagios
Disciplina: Processos organizacionais
Docente: Cinara Lino Colonetti Bergmann.
Acadêmicos: Maik Dalponte, Farney Moreira.
Fichamento do artigo A síndrome do copiar e colar: o desafio de
Identificar ideias novas numa época marcada por plágios, citações e
Reaproveitamentos, de Edgard Murano
Tema:
O artigo fala de alguns plágios famosos da historia, e como nos dias de hoje esta cada vez mais fácil de fazer esta pratica.
Referência bibliográfica:
MURANO, Edgard. A síndrome do copiar e colar: o desafio de identificar ideias novas numa época marcada por plágios, citações e reaproveitamentos. Língua portuguesa, São Paulo, v. 8, n. 93, p.
38-44, jul. 2013.
Principais ideias:
"A internet facilitou o manuseio da informação. Seus mecanismos automatizaram nossa relação com o texto. Sinal disso é a popularidade da expressão "Ctrl-c, Ctrl-v", comando equivalente a "copiar e colar" em navegadores e processadores de texto, emblema de uma geração que pouco digere do material que encontra na internet, reproduzindo-o como se fosse seu."
Aqueles que procuram escrever a todo custo terminam copiando e, é claro, errando. Muitos escritores fracassam porque querem o sucesso e não o êxito. E, em literatura, só o êxito interessa.
As semelhanças entre as obras foram notadas pela primeira vez pelo jornal inglês The Guardian, à época do lançamento do livro de Martel, que, pressionado pela imprensa, contra-atacou: "Será que haveria o mesmo escândalo se eu dissesse que me inspirei na arca de Noé?".
Certas ideias não são exclusivas de uma cabeça, mas pertencem a uma narrativa maior, de domínio coletivo, podendo ser retrabalhadas por vários autores em tempos diferentes e de formas diversas.
É como se as duas ideias, na verdade uma só, tivessem nascido pelas mãos de autores diferentes separados no tempo e no espaço, resultado de algum espírito de época [Zeitgeist, em alemão] ou sob inspiração de algum elemento