Placas Gráficas
Docente: Ridis Ribeiro
Disciplina: Arquitetura de Computadores
Tema: Processadores Gráficos / Placas de Vídeos
A Equipe
●Candido Marinho
●George de Barros Castro
●Lucas Silva
●Otamar Santana
Agenda/Sumário
●Introdução
●História/Histórico
●Caracteristicas
●Curiosidades
●Arquitetura
Introdução
●A GPU surgiu para “desafogar” o processador principal do computador (CPU) da tarefa de gerar imagens. Por isso, é capaz de lidar com um grande volume de cálculos matemáticos e geométricos, condição trivial para o processamento de imagens 3D (utilizadas em jogos, exames médicos computadorizados, animações gráficas, tratamento de imagens e etc.).
●Imagine que o computador como se fosse uma fábrica, que só vende sob demanda, o cliente solicita a fabricação de uma determinada quantidade de peças para um equipamento, uma equipe se reúne para produzir e outra para montar toda a logística de pré e pós atendimento. O resultado final, o pedido do cliente entregue no prazo, com todas as peças entregues e controle de qualidade certificado.
●Uma placa de vídeo funciona exatamente assim. A CPU recebe a solicitação de um aplicativo e envia os dados sobre a imagem para a placa de vídeo, que decide como usar os pixels na tela para criar a imagem, enviando depois essa informação para o monitor através de um cabo.
História/Histórico
1970
As primeiras interfaces gráficas surgiram nesta década e tinham como função principal a manipulação de texto.
Apple I
Apple I
1976
Primeiro computador pessoal a possuir um dispositivo de interface de vídeo, tinha memória VRAM de 1 kB de
Resolução máxima em 40 linhas x 24 colunas a 60Hz.
VRAM é um acrônimo para Video RAM.
Termo usado para descrever RAM dedicada ao propósito de exibir gráficos é fisicamente separada da RAM principal. Às vezes isto não acontece havendo alguns sistemas em que a VRAM é partilhada com a RAM do sistema.
Apple I