Portais corporativo
Em linhas gerais, os Portais Corporativos (como ambiente de integração de informações e sistemas) facilitam a busca por informações nas diversas fontes disponíveis, agiliza a tomada de decisão e pode gerar mais produtividade com a redução no tempo despendido na procura pelas informações.
As grandes lojas on-line da Internet são um exemplo de Portais Corporativos voltados ao Comércio Eletrônico, os Bancos também tem seus Portais vinculados ao serviço de Bank-Line; o governo por sua vez, emite Certidões e alguns tipos de comprovantes pela Internet, neste ponto de vista o documento mais célebre é a Nota Fiscal Eletrônica do Estado de São Paulo que foi a primeira no país a ser implantada, muito embora você não enxergue a tela do sistema do ICMS, você interage com o mesmo ao consultar as Notas Fiscais no dia a dia.
Os Portais Corporativos assim deixaram de ser meramente Sites Institucionais, como ocorria no passado. Se tornaram verdadeiros canais de acesso aos clientes e públicos da organização, e o ponto mais importante não é mais apenas a informação, mas principalmente a interação entre elas.
Onde é que os Portais Corporativos entram nessa história??
A idéia dos portais corporativos surgiu a partir da criação dos portais da Internet, tais como o Yahoo, UOL, Terra, etc. Se estes portais facilitam o acesso do usuário às informações da Internet, porque a utilização deste modelo, dentro da empresa, não facilitariam o acesso às informações internas da empresa?
A idéia do Portal Corporativo é criar um ponto de acesso único, a todas as informações e aplicativos que o usuário precisa para realizar o seu trabalho diário. Através do Portal o usuário deve ter acesso a todas as informações necessárias, aos aplicativos disponíveis, a treinamentos Online e às orientações gerais para o seu trabalho.
Além de ter acesso às informações disponíveis, os usuários também devem dispor de ferramentas que permitam o compartilhamento da informação. É