Pitinga
A importância da mina de pitinga é dada muito além dos matérias encontrados. Ela dá-se devido às características únicas de formação do albita-granito e principalmente do minério de criolita, que não possui uma grande abundância no mundo. Os estudos levantados mostram uma grande similaridade dos minerais encontrados nas diversas fácies estudas, sendo elas: A fácies Albita-granito cinza, avermelhado, amarelado, friável, pegmatóide, zonas criolíticas A e B e feldspato alcalino hipersolvus. A presença de alterações hidrotermais é constante e expressiva, assim como o intemperismo.
O presente estudo trata de análises macroscópicas e microscópicas das diversas fácies do albita-granito do furo FC – 11 da mina de pitinga.
PALAVRAS – CHAVES: Albita-granito, Pitinga, Granito madeira.
INTRODUÇÃO
A mina de Pitinga fica localizada no Estado do Amazonas (Figura 1), na cidade Presidente Figueiredo, situado a 300Km de Manaus. A mina é um deposito mineral encontrado sobre o Cráton Amazônico, que foi descoberto após o projeto Radambrasil, que fez com que fossem abertas diversas estradas na região Amazônica. É uma província composta por dois tipos graníticos, Água boa e Madeira. Estudos feitos mostram que existem variações do albita-granito, e que possui variações mineralógicas e litológicas por causa dos fenômenos magmáticas, hidrotermais e intempéricos. Foram encontrados nas fácies no núcleo grandes lentes do mineral criolita. A mina de Pitinga é a única mina aonde é possívelexplorar criolita, porém ainda não encontra em funcionamento.
Este trabalho tem como objetivo reconstruir a origem e a evolução do albita-granito de Pitinga, através da descrição de amostras de mão, lâminas delgadas e informações bibliográficas.
Figura 1 – Mapa de localização da mina de Pitinga
GEOLOGIA REGIONAL E LOCAL A mina de Pitinga fica localizada no estado do Amazonas, 300km ao norte de Manaus, na porção Sul do Escudo das Guianas. A Província Estanífera de