Piso de concreto
O presente trabalho foi elaborado para o fim de avaliação que compõe a média G2, do Curso de Materiais de Construções , da Faculdade de Engenharia Civil, da Universidade Luterana do Brasil, sob a orientação do professor Décio Collato.
Sendo de grande importância, para o decorrer da carreira dos autores deste trabalho, o conhecimento do vidro, o orientador nos propôs o tema para que fizéssemos a presente pesquisa.
O objetivo deste trabalho foi determinar o à importância do vidro de uma maneira geral.
2 ORIGEM DO VIDRO
As fontes não trazem ao certo o período e o povo que descobriu o vidro. Sabe-se, no entanto, que egípcios, sírios, fenícios, assírios, babilônios, gregos e romanos, já realizavam trabalhos com o vidro. Devido a isto não é possível atribuir a descoberta do vidro a um único povo e a uma única época. No entanto, numa das fontes pesquisadas, o historiador romano Pliny (23 - 79 a. D), atribui aos fenícios a descoberta acidental do vidro. Os povos da Mesopotâmia e os egípcios já conheciam as técnicas rudimentares de sua fabricação, em 2700 a.C.;pois em escavações arqueológicas nas proximidades de Bagdá fora encontrado um cilindro de vidro azul,datado daquele período. No Egito, o mais remoto exemplo de vidro é um fragmento também azul escuro, uma espécie de amuleto, onde está escrito o nome de Antef II, faraó da 11a Dinastia (2133 - 1991 a. C).
A arte do vidro floresceu no Egito no século 1500 a.C. os artistas a serviço dos faraós da 18a Dinastia conheciam a fórmula de uma pasta de vidro maleável, com a qual faziam contas de vidro e adornos pessoais. Algumas destas peças foram encontradas em perfeito estado de conservação, no sarcófago de Tutancamon. Os egípcios, primeiros a utilizar o vidro na fabricação de embalagens (vasilhas abertas como jarros e tigelas), também produziam recipientes para cosméticos, bálsamo e frascos para perfumes. Entre estes o mais comum era o alabastron guardava-se o col, tintura para escurecer