Pisicologia
Por exemplo: (1) ao ouvir a melodia extraída do piano, recorda-se de sua mãe, tornou-se sensível, amável e carinhoso, um ser mais humano; (2) ao bater e matar pessoas, para que o tio não o castigue; tornou-se um ser violento, alheio a sentimentos e emoções, uma máquina da morte.
Quando o personagem encontra uma segunda família, ele é ameaçado por um capataz de seu tio a retornar ao antigo lar; caso contrário, todos os que pertencessem à sua nova família seriam mortos. Temos, portanto, nessa situação, uma punição positiva. E a punição negativa, será que aconteceu?
Sim, no momento em que Danny não queria matar ninguém em uma luta acertada pelo tio; o lutador é surrado bastante. Após uma dessas lutas, o jovem expressa o desejo de possuir um piano (o seu dono faz pouco caso).
Ao ir a um mercado com seu novo amigo, há uma briga violenta, e Danny apenas torna-se alheio, como se o incidente fosse a coisa mais natural, e argumenta que a briga não tem nada a ver com ele (generalização).
A discriminação dar-se quando Vitória tira do pescoço do rapaz a sua coleira, e o trata de forma carinhosa, diferente do que acontecia quando seu “tio” a tirava. Por fim, o Danny tenta matar o seu tio, como meio de fuga (estímulo aversivo); este último se esquiva do contato – assassinato do indivíduo, através de muitos pedidos de seus amigos.
Leia no oSabeTudo.com: Análise do filme Cão de Briga |