pisicologia
Cássia Letícia Fernandes
Dulcimar Betramini Rodrigues
Édina Ap. de Souza Silva
Flavia Dayany Claudino de Souza
Orientador
Profª Ms Fátima Eliana Frigatto Bozzo
Lins – SP
2009
1
ALFABETIZAÇÃO: uma questão de métodos.
RESUMO
Não é possível selecionar boas ou más metodologias de alfabetização, porque cada uma delas parece funcionar de acordo com as potencialidades individuais de cada educando, mas não para a totalidade deles. O objetivo deste trabalho é compreender os vários métodos de alfabetização e suas relações, analisando e verificando a aplicabilidade atual nas escolas com os alunos do 2º (segundo) ano no
Ciclo I do Ensino Fundamental e entender como estes métodos são trabalhados com os referidos alunos. A metodologia será bibliográfica. Também haverá pesquisa de campo para análise quantitativa e qualitativa. O referido trabalho está em andamento, por isso, não serão apresentados resultados, todavia, conclui-se, até o momento, que não se utiliza propriamente um único método de alfabetização, mas que existe uma busca da real aprendizagem do educando.
Palavras-chave: Alfabetização. Aprendizagem. Construtivismo. Métodos.
2
INTRODUÇÃO
As discussões a respeito das práticas educativas são assuntos cotidianos que envolvem não só profissionais da área, como também políticos e pais, já que a quantidade de crianças que vai para a escola e não aprende a ler e a escrever é preocupante. Pensando e repensando a alfabetização, procura-se com este estudo o conhecimento de teorias que conduzam a uma prática pedagógica que contemple renovar o conceito de ler e escrever, aceitando as novidades sem preconceito e não desprezando os acertos já conquistados.
Vários são os métodos utilizados para alfabetizar os educandos. Atualmente, as práticas pedagógicas mais conhecidas e discutidas são as voltadas ao construtivismo e ao método tradicional.
A pesquisa tem por objetivo geral compreender os