Piscologia do desenvolvimento
A personalidade é o conjunto de características psicológicas e consistentes que determinam a individualidade pessoal e social de cada pessoa, ou seja, é um conjunto único e específico de características psicológicas (padrão de pensamentos, sentimentos, comportamentos...) de uma pessoa com alguma estabilidade ao longo do tempo.
Assim, é a personalidade que nos diferencia de outro indivíduo uma vez que cada um possui o seu padrão de comportamento, maneira de pensar, de sentir e de agir. A personalidade determina o significado que atribuímos às nossas experiências, à nossa existência, ao mundo e a nós próprios, tornando-nos pessoas singulares.
Construção da personalidade
INFÂNCIA
1.ª Infância - corresponde a um período em que em virtude da sua imaturidade biológica e psicológica a criança depende integralmente do adulto. Desde o primeiro mês de vida, onde se observa alguns comportamentos como: a ingestão de alimentos, o ciclo de vigia - sono, comportamento passivo e reações de desprezo. No final de ano, o aprendizado chegou nível de comunicação, através da voz e sinais, e exploração do meio através do paladar. Segundo e terceiro ano de vida - controle corporal. Nesta idade se observa o estágio do desenvolvimento da linguagem e a locomoção independente, o prazer com as atividades manuais, descobertas dos membros externos e suas funções. Controle da evacuação, destruição dos bens que estão ao seu alcance por prazer. O uso do porque quando é questionado. Gestos de rebeldia. Terceiro e quarto ano - dependência e rebeldia È a idade onde se observa o impulso, para a independência e para afirmação da própria vontade. Apresentando um comportamento rebelde e questionador para com seus pais. Com frequência cria conflitos com seus irmãos, em nível de agressão física. Inclinação crescente para o progenitor de sexo oposto, surgimento do sentimento desculpa no caso de exagero. Manipulação dos órgãos genitais e questionamento da menina devido à