Pirâmide de Maslow
Ninguém gosta de ficar só. Do que adiantaria conquistar grandes coisas, o emprego dos sonhos, sucesso e uma vida feliz se não houver pessoas com quem compartilhar esses momentos?
Após todas essas necessidades serem atendidas, surge a vontade de reconhecimento e valorização. Esta, quando não sanada, propicia a inferioridade e baixa autoestima.
Agora alcançamos o topo da pirâmide. A última necessidade proposta por Maslow está ligada à motivação que leva cada um a agir.
Essa separação de necessidades defendida por Maslow possibilita entendermos como funciona o comportamento humano, que não visa somente sobrevivência e segurança, mas também crescimento e evolução.
Na prática, o que isso significa?
São as necessidades humanas que geram em nós a motivação necessária para agirmos, despertando o melhor de nós. Um profissional motivado tem um rendimento melhor, executa suas tarefas com afinco e espelha outros colaboradores a produzir da mesma maneira, contribuindo com resultados mais satisfatórios para a organização.
Quando motivados, os profissionais, mesmo em situações de conflito ou desafio, conseguem focar no positivo, refletindo sobre seus pontos de melhoria e buscando sempre o aperfeiçoamento. Tudo isso gera um bem estar e uma satisfação que se espalha para outras áreas.
Chefes, líderes e gestores devem ficar atentos a essas questões e sempre procurar motivar e desenvolver seus funcionários, proporcionando: um ambiente harmonioso onde cada um possa ampliar seu potencial máximo; capacitação profissional, para que cada colaborador esteja em constante crescimento;