Sintese
1. INTRODUÇÃO
O Hidrogênio possui a estrutura atômica mais simples que qualquer outro elemento, sendo o mais abundante do universo. É um gás com baixa densidade, incolor, inodoro e quase insolúvel em água, podendo ser preparado por meio da eletrólise da água e ataque de metais com Hidróxido de Sódio, Potássio.
O Enxofre é moderadamente reativo e queima ao ar formando dióxido. Possui uma maior tendência de formar cadeias e ciclos que os demais elementos do grupo no qual está inserido (calcogênios). Este elemento tem mais formas alotrópicas que qualquer outro e essas formas diferem no grau de polimerização e na estrutura cristalina.
2
2.OBJETIVOS
-Obter Hidrogênio e verificar suas propriedades;
-Estudar as propriedades de um plástico inorgânico.
3
3. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Estudo do Hidrogênio
O Hidrogênio forma moléculas diatômicas H2, onde os dois átomos estão unidos por uma ligação covalente muito forte. Em condições normais, o Hidrogênio não é muito reativo. Esta baixa reatividade se deve à elevada energia de ativação necessária para quebrar a ligação H-H. Em consequência, muitas reações são lentas ou requerem elevadas temperaturas ou catalisadores (frequentemente metais de transição). Muitas reações importantes do Hidrogênio envolvem a catálise heterogênea; ou seja, o catalisador inicialmente reage com o H2 ou quebrando ou enfraquecendo a ligação H-H, diminuindo a energia de ativação.
O Hidrogênio reage diretamente com a maioria dos elementos, nas condições apropriadas. Ele se queima ao ar ou numa atmosfera de oxigênio formando H2O e liberando uma grande quantidade de energia. Reage também com os halogênios e diversos metais, formando hidretos.
É utilizado na produção industrial da amônia, pelo processo Haber; é usado em larga escala em reações de hidrogenação. Reduz o nitrobenzeno à anilina (indústria de corantes), e na redução catalítica do benzeno. Reage com CO para formar metanol. O Hidrogênio atômico é