Piratas do ale do Silício
Deise Travasso
Índice de Ilustrações
Ilustração 1: Ilustração: Steve Jobs e Bill Gates 6
Ilustração 2: Ilustração: Apple I 8
Introdução
O filme narra o desenvolvimento da história da informática, tendo como personagens principais Steve Jobs, Steve Wosniak e Bill Gates. Começa mostrando os bastidores de um comercial da Apple. Steve Jobs e Steve Wosniak eram amigos desde crianças, e Bill Gates entra depois na história.
No início do filme, Steve Wosniak narra (sobre Steve Jobs): “desde que nos dois eramos crianças tudo o que ele fazia ficava em algum lugar entre uma experiencia religiosa e um tipo de cruzada, como nesse comercial, que foi praticamente uma lenda, desde que Ridley Scott o fez, como no livro 1984 com aquela massa oprimida e essa grande chama de rebelião contra o malvado grande irmão que comandava tudo”.
Continua: “então 13 anos depois, Steve teve que subir ao palco em Boston e aquilo foi muito estranho. A era de competição entre nós acabou, falando com a imagem de Bill num telão. Steve conversando com o Bill que olhava lá para baixo como se fosse o grande irmão? Por anos brigaram e agora Steve sobe ao palco dizendo ao mundo todo que ele era praticamente o segundo no comando?”
Assim, o filme vai mostrando os fatos e atitudes paradoxais na trajetória de Steve Jobs, que lutava contra o grande irmão, mas ele quem o criou e acabou sendo engolido pela sua criação. O filme demonstra a origem dos computadores pessoais, que foram uma ideia original de Steve Jobs.
Steve Jobs e Steve Wosniak estavam no meio de um protesto estudantil contra a guerra no Vietnã, na Universidade de Berkeley, Califórnia, em 1971. Nesse protesto a polícia tentava conter os estudantes. Steve dizia q ele e seu amigo eram mais revolucionários do que aquilo tudo. Steve sempre dizia coisas diferentes. Ainda em Berkeley, enquanto Wosniak se ocupava mais com coisas como kilobytes e placas de circuitos, Jobs se ocupava com