Piramides e cultura egipcia
As piramides como já viemos a conhecer era o resultado do empilhamento dos Mastabas. Estes grandes monumentos construídos pelos antigos egípcios foram anos e construção e, projetado astronomicamente ao arranjo de estrelas no céu, e segundo o ponto na bússola. As estruturas eram, na verdade templos de faraós mortos do Egito, para servir como sua residência até a chegada da vida após a morte, quando seria ressuscitado. Os templos foram projetados com várias câmaras principais, uma sala de repouso para o recebimento dos mortos, uma sala para que bens terrenos valiosos foram estratificadas, e muitas vezes uma câmara falsa novamente com o propósito de enganar os ladrões de túmulos. As câmaras foram acessados por túneis construídos, que mais tarde foram inundadas com areia, antes de selar a estrutura. Nos tempos antigos, por causa da acessibilidade a uma abundância de pedra calcária, a outerfeature das pirâmides foi tratada criando uma superfície plana e lisa.
CULTURA GREGA
Os remanescentes da cultura da Grécia clássica conservam-se principalmente em Atenas, Esparta, Micenas, Argos e outros sítios, enquanto as esculturas e outros objetos de arte exibidos nos museus gregos, e dos principais centros culturais do mundo constituem uma lembrança permanente de copiosa herança cultural helênica, que ainda continua viva na educação dos gregos.
Adquiriu fama internacional Konstantinos Kaváfis, grego de Alexandria que escreveu cerca de duas centenas de poemas, inéditos até sua morte.
Dentre os músicos gregos com fama internacional destacam-se Manos Hadjidakis e Mikis Theodorakis. A busca e a sistematização do patrimônio musical popular, que é o objetivo básico de famosos músicos e pesquisadores, tem incentivado a criação de grande número de corais que participam de concursos internacionais.
Foi na Grécia Antiga, na cidade de Olímpia, que surgiram os Jogos Olímpicos em homenagem aos deuses. Os gregos também desenvolveram uma rica mitologia.
CORNICE - A cornija