Piramide de maslow
Embora a teoria de Maslow tenha sido considerada uma melhoria em relação as anteriores ela tem seus defeitos, o principal é que é possivel uma pessoa estar auto-realizada, contudo não conseguir uma total satisfação de suas necessidade fisiológicas.
2.2.3 Teoria de Equidade
A Teoria da Equidade se baseia no critério de que as pessoas têm sobre a recompensa que recebem em comparação com as recompensas que as outras pessoas recebem pelo mesmo serviço ou pelos mesmos resultados.
Equidade pode se definir como uma relação entre o esforço ou a habilidade com o pagamento ou promoção que recebe, comparada com pagamento ou promoção que outras pessoas recebem por desempenhar uma habilidade semelhante.
As comparações concentram-se no salário como recompensa mais significativa no local do trabalho.
Rechard A. Cosier e Deu R. Dalton afirmam que os relacionamentos no trabalho não são estáticos, e que as iniqüidades não ocorrem apenas uma vez. Cada indivíduo reage a uma iniqüidade conforme suas experiências quanto à mesma, geralmente toleram até cair a “gota d’agua”.
Segundo esta teoria, quando uma pessoa entende que cometeram uma injustiça com ela, aumenta sua tensão e a maneira de resolver a situação é mudando de comportamento. Há quatro proposições relativas ao pagamento injusto:
1 – Dado o pagamento por tempo, empregados super-recompesados produzirão mais do que empregados pagos com equidade.
2 – Dado o pagamento por