Piramide de Maslow
A hierarquia de necessidades foi introduzida por Abraham Maslow no início de sua carreira quando pesquisava sobre o comportamento dos macacos. Também conhecida como pirâmide de Maslow, propõe que algumas necessidades têm mais prioridades que outras. Ou seja, necessidade de nível mais baixo devem ser satisfeitas antes das necessidades de nível mais alto.
É necessário que cada necessidade seja preenchida para motivação e realização das outras necessidades afim de se atingir sua auto-realização ou, o topo da pirâmide.
O objetivo desse trabalho é descrever detalhadamente as cinco necessidades da pirâmide de Maslow:
Fisiologia
Segurança
Relacionamento e afeto
Estima
Auto-realizaçãoNECESSIDADES FISIOLÓGICAS
É a base da pirâmide, são as necessidades mais básicas de sobrevivência, necessidades relacionada ao organismo, ao corpo, como, alimentação, sono, respirar, água, sexo, abrigo, excreção.
NECESSIDADES DE SEGURANÇA
As necessidades de segurança vêm após satisfazer as necessidades fisiológicas. Nada mais é do que qualquer tipo de segurança psicológica quanto segurança física, é uma libertação de todos medos e ansiedades, como o medo do que pode acontecer ou como será o dia de amanhã, como um emprego estável, como um plano de saúde, como um plano de seguro de vida.
NECESSIDADES DE RELACIONAMENTO E AFETO
Só após o indivíduo satisfazer os níveis de fisiologia e segurança ele irá se preocupar com esse nível, relacionamento e afeto. Essa necessidade representa o amor conjugal, a necessidade de pertencer à algum grupo, a necessidade de se sentir aceito. Necessidades como, socialização, amizades, intimidade sexual, família, convivência social.
A ausência destes elementos torna o indivíduo suscetível à solidão, ansiedade e depressão.
NECESSIDADES DE ESTIMA
Nesse nível o indivíduo busca o reconhecimento e o respeito, reconhecer e respeitar. Está relacionada pela maneira em que o indivíduo se avalia, envolve prestígio, status, consideração,