Piquena
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
Montar uma dinâmica de grupo eficiente Quando aplicadas em processos seletivos, as dinâmicas de grupo têm a função de identificar nos candidatos qualidades mais difíceis de avaliar em testes e entrevistas. Para que o investimento dedicado a esta etapa importante do recrutamento de profissionais se concretize em um quadro de funcionários alinhado com a cultura e os objetivos da empresa, é fundamental fazer o caminho inverso, partindo das competências desejadas para chegar no perfil ideal para cada vaga. Para que uma dinâmica de grupo seja eficaz em um processo seletivo é necessário ter em foco o perfil desejado. A dinâmica deve fazer com que o candidato utilize as qualidades esperadas pela empresa e pela vaga. “A primeira coisa a fazer na hora de criar uma dinâmica de grupo é conhecer o perfil, determinar quais são as competências prioritárias e em que ambiente o profissional vai atuar”. “Se você tem um cargo de liderança, a dinâmica será focada em liderança, se o cargo é fundamentalmente comercial, a dinâmica deve ser focada em competências comerciais, e o exercício tem que ser voltado a isso”
Para que a análise destas competências seja mais precisa, a dinâmica deve simular ao máximo o ambiente de trabalho da vaga em questão. “Quanto mais próxima a dinâmica estiver da realidade em que o sujeito vai ter que usar aquelas competências, melhor, não é sempre uma tarefa fácil. O lúdico
Atividades lúdicas podem ser eficazes para aflorar no candidato as qualidades procuradas ,e o caráter do termo numa dinâmica de grupo. “Quando eu falo em lúdico, falo em dar elementos nas mãos das pessoas para que elas produzam algum objeto”, esclarece. “Os candidatos têm que desenvolver uma idéia, planejar como ela será executada, e executá-la”, continua. “Eu tenho que ver isso acontecendo”, conclui com firmeza.
Jogos, música e até brincadeiras infantis também