TRABALHO DE LITERATURA
Gustavo: E aí galera, hoje nosso encontro literário esta sendo aqui em casa e iremos falar sobre um grande artista, popularmente conhecido como Patativa do Assaré (Patativa se refere a uma espécie de pássaro pequeno mas com belo canto; e Assaré é sua cidade natal), Antônio Gonçalves da Silva recebeu este apelido de um jornalista que publicou seus poemas em uma viagem ao Pará. Desde pequeno já escrevia alguns versos e se apaixonou com os cordéis já na primeira vez que viu um. Aos poucos foi conquistando fama, mas se popularizou ao ter poemas seus sendo interpretados por grandes nomes da musica brasileira como Luiz Gonzaga e Fagner, a partir daí começou a ser conhecido em todo o país.
Agora cada um pode vir e mostrar o que trouxe para o encontro, seja um poema ou uma musica ou ate curiosidades. E então quem vem primeiro?
(Kaleb levanta a mão e mostra o poema que trouxe)
Kaleb: Galera, eu escolhi este poema principalmente por seu tema central e agora quero mostrá-lo para vocês. POEMA: “EU QUERO - Patativa do Assaré”
Nesse poema “Eu Quero”, Patativa do Assaré expressa seus desejos e sonhos para um país melhor e igualitário longe de desigualdades e problemas.
Já na primeira estrofe, Patativa do Assaré, expressa sua vontade de ter um “chefe brasileiro” que pode ser entendido como um governante fiel, firme e justo, que seja contra a corrupção (o que é difícil de se encontrar hoje em dia).
O poeta afirma a importância de uma pátria onde os cidadãos vivam em paz, sossego e em amor, cada um auxiliando o outro e acima de tudo, onde todos tenham liberdade.
Neste poema Patativa do Assaré apresenta criticas a vários problemas enfrentados pelo Brasil:
•A desigualdade social, afirmando a libertação dos camponeses a partir de uma reforma agrária.
•A exploração do trabalhador, o qual vive quase como escravo
•As