Pipetagem
O objetivo dessa aula é tornar os alunos familiarizados com titulações e pipetagens, funcionando como uma revisão dos conceitos visto no Laboratório de Química Geral, ou até apresentar esses conceitos para os que não os tinham aprendido.
INTRODUÇÃO
Pipetagem é, de forma simples, medição de volumes utilizando de pipetas.
Titulação é o método utilizado para se determinar a quantidade desconhecida de uma substância, para tanto é adicionado um reativo com reage em proporção definida e conhecida. Quando a substancia de concentração desconhecida é um ácido usamos uma base de concentração conhecida para determinar a concentração do ácido e vice-versa.
MATERIAL E MÉTODOS
Vidrarias:
Pipeta
Bureta
Becker
Conta-gotas
Erlemnmeyer
Materiais utilizados:
7 ml de NaOH
15 ml de HCl
2 gotas de fenolftaleína
Água destilada
Métodos:
1 - Pipetagem
2 - Titulação
Com o Erlemnmeyer em mãos são acrescentadas 7 ml de NaOH, em seguida adiciona-se 2 gotas de fenolftaleína. Colocamos então as 15 ml de HCl na bureta. Deixamos então o ácido cair vagarosamente dentro do Erlemnmeyer, de modo que o Erlemnmeyer fique sendo agitado cautelosamente até que a mudança de cor aconteça.
Após a adição da fenoltaleína no Erlemnmeyer, tínhamos uma mistura de cor violeta, ao adicionar-mos 9,5 ml de HCl, o conteúdo do Erlemnmeyer ficou de coloração transparente.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Quantidade de base (conhecida)
Quantidade de ácido (obtida)
7 ml de NaOH
9,5 ml de HCl
Com a mudança de coloração podemos determinar então a concentração de ácido para uma quantidade já definida de base.
CONCLUSÃO
Temos então que, como explicado na aula teórica, podemos definir a quantidade de uma base ou ácido através do processo de titulação. Todo o procedimento ocorreu sem nenhum imprevisto.
REFERÊNCIAS
Acessado em 08 de Novembro de 2013:
http://www.coladaweb.com/quimica/quimica-inorganica/titulacao