Tecnica de pipetagem
- Pipeta graduada (capacidade:10 mL)
- Pipeta manual de borracha (Pera)
- Béquer (capacidade: 250 ml)
- Água destilada
3.2.3 Métodos utilizados para a técnica de Medição com Pipetas
Esvazio-se todo o ar existentes dentro da pipeta manual de borracha e Pipetou-se 10 mL de água destilada através da pipeta graduada e o pipetador manual de borracha, despejou-se os 10 mL de água destilada lentamente no béquer e verificou-se a medida.
4.1.3 Resultados e discussão da prática de Medição com Pipetas
Após transportar a água destilada através do pipetador observou-se a precisão da transportagem..
http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAHw4AD/relatorio-sobre-instrumentos-quimica
3.2.3 Métodos utilizados para a técnica de Medição com Pipetas
Pipetou-se 10 mL de água destilada através da pipeta graduada e o pipetador manual de borracha, despejou-se os 10 mL de água destilada no béquer e verificou-se a medida.
MATERIAL VOLUMÉTRICO
PIPETAS
Pipetas são usadas para transferência de volumes pré-estabelecidos de um recipiente para outro. Para os diversos usos em laboratórios clínicos ou laboratórios de análise em geral, existem diversos tipos de pipetas, como as pipetas de vidro e pipetas automáticas (mecânicas e eletrônicas ).
Pipeta Volumétrica ou Transferidora: planejada para medir um volume fixo de líquido, constituindo-se de um bulbo cilíndrico contendo um tubo estreito em cada extremidade (Figura 1 A). A marca de calibração do volume fica gravada na parte superior do tubo. A parte inferior do tubo se afina gradualmente, de modo que o calibre interno na extremidade da pipeta seja suficientemente fino para que o fluxo do líquido e a drenagem incompleta não causem erros de medição além da tolerância especificada. Estas pipetas são calibradas para utilização em medida de amostras não viscosas. A exatidão da calibração desta pipeta é diretamente proporcional à sua capacidade.