PIPA
Esse capitulo do livro tem como objetivo de mostrar a administração como ciência e pratica, explorar os conceitos de administração e de organização e as principais funções da administração. E analisar o estilo brasileiro de administrar e suas características, buscando encaixar as situações reais nos processos administrativos.
1.1 AS ORGANIZAÇÕES E A ADMINISTRAÇÃO.
Para uma organização ser bem sucedida ela depende de seus administradores, pois são eles que traçam objetivos e guiam a organização para alcançar seus objetivos desejados. Um grande exemplo de administrador temos o Roger Agnelli que trabalha na empresa Vale do Rio Doce, ele alavancou o desempenho da empresa e a transformou em uma grande mineradora.
1.1.1 A ORGANIZAÇÃO.
Toda organização é o conjunto de pessoas que juntas buscam alcançar o mesmo objetivo. Essas organizações podem ser divididas como formal e informal, porém independente de suas atividades as organizações compartilha de propósito ou finalidade, pessoas e uma estrutura.
O propósito confere a razão de existira da organização, as pessoas é de suma importância pois sem elas a organização não tem quem tome nem quem execute as tarefas e a estrutura onde se define a responsabilidade de cada um de seus membros.
Sendo assim organização é um conjunto de pessoas que possui um propósito, é composta por pessoas e tem uma estrutura organizacional.
1.1.2 A ADMINISTRAÇÃO.
Administração é um processo que consiste na coordenação do trabalho dos membros da organização e na alocação dos recursos organizacionais para alcançar os objetivos estabelecidos de uma forma eficaz e eficiente.
Nessa frase podemos destacar os seguintes palavras que são importantes para a administração que são as seguintes: processo que é o modo sistemático de executar algo; coordenação do trabalho e dos recursos garantindo o funcionamento dos processos; eficiência é a capacidade de desempenhar corretamente as tarefas e