pipa
Na Sexta Edição continuamos com os problemas da falta de consideração dos efeitos inflacionários no Brasil.
Capitulo 1 ampliamos a discussão sobre os problemas fiscais da provisão para créditos de liquidação introduzido pelo novo código civil que entrou em vigência no inicio de 2003.
Vimos também os efeitos contábeis da nova formula de tributação pelo PIS que agora não é mais cumulativo como antes nos capítulos 7, 12 e 23.
No capitulo 8 verificamos os tipos de estoques que chamamos de ativos especiais, que se ferem aos casos em que a venda não se dá fisicamente.
Nos capítulos 9 e 17 vimos a expansão dos aspectos ligados ao ativo diferido, nos capítulos 11 e 13 vimos alguns pontos relativos ao uso da equivalência patrimonial e outros referentes à variação cambial.
Conferimos a importância do leasing financeiro nos capítulos 12 e 14 e também no capitulo 17 a função a legislação relativa ao imposto de rende e à contribuição Social e alguns pontos adicionais sobre a distribuição de lucros e reservas surgem nos capítulos 20 e 26e algumas adições no capitulo 29 a respeito da demonstração das origens e aplicações de recursos.
1.2 CONTABILIDADE, FISCO E LESGISLAÇÕES ESPECIFICAS
A Contabilidade é influenciada pela legislação do imposto de renda e pelos critérios fiscais.
O Foco Fiscal que as autoridades governamentais tem inserido em seus estudos não só ignora a tendência mundial como também mostra nosso retrocesso no plano de desenvolvimento global.
1.3 RESUMO DAS DEMONSTRAÇÕES CONTABEIS E OUTRAS INFORMAÇÕES
A prestação de contas representada pelo conjunto de informações abrange o Relatório administrativo com as Demonstrações contábeis e Notas Explicativas.
1.3.1
RELATORIO DA ADMINISTRAÇÃO
O relatório deve evidenciar os negócios sociais e principais fatos ocorridos no exercício contábil.
1.3.2 BALANÇO PATRIMONIAL
1.3.2.1
CLASSIFICAÇÃO DAS CONTAS
O balanço tem por finalidade apontar a posição financeira e patrimonial