energia
Movimentos
Transferências e transformações de energia em sistemas complexos 2
2.1 Transferências e transformações de energia em sistemas complexos
Os vários meios de transporte conhecidos são considerados, do ponto de vista físico, como sendo sistemas complexos.
O estudo do movimento de um veículo motorizado pode ser simplificado recorrendo-se ao modelo da partícula material, cuja validade é determinada pelas características do sistema e do movimento de que está animado.
O trabalho realizado pelas diversas forças constantes que atuam no centro de massa de um corpo (ou de um sistema de corpos) em movimento permite determinar a quantidade de energia transferida durante o processo.
No caso particular de o trabalho calculado ser negativo, reconhece-se a existência de forças dissipativas que atuam durante o movimento de translação do sistema.
Dulce Campos
4/20/2013
3
Sistemas Complexos - Meios de Transporte
Num sistema termodinâmico não se podem desprezar as variações de energia interna ocorridas, pois o elevado número de partículas que o constituem encontram-se, do ponto de vista microscópico, em movimento relativo constante e, desta forma, a interagir umas com as outras.
Neste tipo de sistemas a importância reside sobretudo na energia interna e nas variações que ela sofre, por serem consideradas dominantes.
Estas variações de energia interna são traduzidas pela
1." Lei da Termodinâmica. Exemplos
Dulce Campos
4/20/2013
4
Sistemas Complexos - Meios de Transporte
O sistema roldanafio-corpo
o sistema caixote-homem
Denominados sistemas mecânicos, em que importa descrever o seu movimento do ponto de vista macroscópico (por exemplo' o deslocamento de um objeto de um local para outro).
Consideram-se somente as quantidades de energia útil e dissipada que estão associadas ao movimento efetivo do sistema, desprezando-se as alterações de energia interna.
Dulce Campos