Pioneiros da Sociologia
Para Émille Durkheim, a principal preocupação do intelectual da sociologia é o estudo dos fatos sociais.
Os fatos sociais devem ser tratados como coisas, porque, segundo Durkheim, tudo que não apresenta fácil e claro entendimento, não permitindo um simples acesso pela mente, não revelando seu verdadeiro significado (essência), deve ser considerado coisa. Assim, a partir do momento em que seus caracteres mais exteriores tornam-se invisíveis e de difícil acesso (profundos), é cobrada uma prática apurada de observação e experimentação para que, desse modo, sejam estudados profundamente e desvendados.
Os fatos sociais são exteriores ao indivíduo porque tais fatos ocorrem independentemente da vontade de cada um, e sim, do coletivo. Mesmo antes de nascermos, as instituições que hoje vigoram já existiam ou estavam em formação, o que explica que o indivíduo isoladamente não influenciará na sociedade, mas sim um grupo social.
3 - O que são representações sociais e como se formam?
Representações sociais são todas as contribuições que um grupo social ou a sociedade dão em prol da evolução dessa sociedade e do desenvolvimento de sua cultura. Tais representações se formam a partir do coletivo, dos valores pré-estabelecidos pelos nossos antepassados, e pelas contribuições políticas e religiosas destes. Assim, a sociedade vai moldando e aperfeiçoando essas representações de modo a adaptá-las à conjuntura de cada época.
4 - Relacione consciência coletiva com a consciência individual.
Consciência coletiva é a influência que um grupo tem na organização de uma sociedade. É a concepção que este grupo tem da realidade, o que funciona para ele. Porém,