Piolho na escola
Tema: Piolho na escolar
Delimitação do tema: Dificuldade de aprendizagem devido à infestação de piolho da cabeça em crianças do 1º e 2º ano do ensino fundamental de uma escola pública da rede municipal no bairro da Compensa em Manaus.
Problema:
Qual a relação da pediculose (infestação por piolho da cabeça) com aprendizagem e a falta de interesse das crianças pelo ensino?
Como lidar com esse tipo de situação na sala de aula?
Objetivo Geral:
Investigar se a falta de interesse e a dificuldade de aprendizagem das crianças do 1ª e 2ª ano do ensino fundamental esta relacionada com a infestação por piolho da cabeça.
Objetivo Específico:
Identificar na literatura estudos e debates sobre a prevalência do piolho da cabeça em crianças em período escolar;
Promover situações nas quais as crianças identifiquem o piolho como um parasita que faz mal à saúde;
Trabalhar de forma lúdica a prevenção desse parasita e importância da higiene pessoal como meio de manter a saúde.
Justificativa: A pediculose é uma infestação causada por piolho. Essa enfermidade atinge o homem há milhares de anos em toda a terra, sendo considerado um problema de saúde pública. Por ser uma ectoparasitose que pode causar males à saúde da população afetada, pesquisadores se empenham a estudar as várias espécimes de piolho e suas variadas formas de disseminação.
Estudos como de Linardi (2002) revela que as crianças são as mais acometidas por piolho e que por isso podem apresentar baixa atuação escolar por dificuldade de concentração, consequência da coceira contínua e distúrbios do sono e, que em casos mais graves as crianças podem desenvolver anemia por conta da hematófagia do piolho.
O interesse pelo tema surgiu a partir dos muitos relatos sobre a presença do piolho da cabeça (P. capitis ) em crianças em período escolar. E por esse parasita se apresenta como um possível motivo de déficit de atenção e baixa produtividade