IDENTIFICAÇÃO DAS PRINCIPAIS FORÇAS DO MACROAMBIENTE
As empresas e seus fornecedores, intermediários de marketing, clientes, concorrentes e públicos operam em um macroambiente de forças e tendências que dão forma a oportunidades e impõem ameaças. Essas forças representam ‘fatores não controláveis’ que a empresa precisa monitorar e aos quais precisa responder.
Em um cenário global em rápida alteração, a empresa deve monitorar seis forças importantes:
A demográfica
A econômica
A natural
A tecnológica
A político-legal
A sociocultural
1. Ambiente Demográfico
A primeira força macroambiental que os profissionais de marketing monitoram é a população, porque os mercados são compostos de pessoas. Vários são os aspectos externos de interesse dos profissionais de marketing:
O tamanho e a taxa de crescimento da população de diferentes cidades, regiões e países.
O aumento da população mundial tem importantes implicações para os negócios. Crescimento populacional não significa crescimento de mercados, a menos que esses mercados tenham poder de compra suficiente.
Muitas vezes, quando se estuda a economia de um país, deixam-se de lado as questões relativas à evolução de sua população. Tais questões, no entanto, são bastante importantes. Por um lado, a população de um país representa o potencial de consumidores deste país; por outro, parte desta população, a chamada população economicamente ativa, representa os potenciais trabalhadores / produtores do país.
Além disso, alterações na composição etária ou na distribuição regional desta população têm implicações sobre o país. Países com população jovem direcionam parte de suas preocupações para aspectos pediátricos e incorrem em gastos relativamente mais elevados, por exemplo:
A construção de creches e escolas, enquanto países com população mais idosa dedicam parte significativa de suas atenções e de seus recursos à previdência social.
Dessa maneira, a demografia e os estudos populacionais são elementos