Xô Piolho!
Objetivo geral:
Erradicar a epidemia de piolhos nas crianças
Objetivos específicos:
▪Conhecer os hábitos do piolho e como ocorre sua infestação;
▪Incentivar a importância da higiene no combate ao piolho.
▪Trabalhar conceitos de: curto, comprido;
▪Trabalhar cores do cabelo.
Linguagem oral e escrita Pedir que as crianças falem livremente o que sabem sobre piolho. Na rodinha conversar com as crianças a respeito da infestação do piolho na escola e pedir para que comentem em suas casas sobre esse problema. Explicar que se tiver piolho na escola não adianta só algumas crianças cuidarem, mas todas que estão com as cabeças infestadas de piolho. Se não forem tratados pode provocar dermatites e até lesões mais graves. A coceira pode provocar mudança no comportamento da criança causando insônia.
Matemática
Escrita dos numerais 2,3, 4, 5 e 6.
Conceito: curto, comprido e cores do cabelo. Comentar com as crianças que pega piolho em todo e qualquer cabelo: sujo, limpo, curto, comprido e de todas as cores, e que todos devem ter cuidado.
Natureza e sociedade
Comentar com as crianças que quando os piolhos vão para a cabeça, eles provocam coceira e irritação. Que quando isso acontecer pedir para a mamãe olhar. Comentar que o piolho se alimenta de sangue e movimenta com muita facilidade na cabeça. Dizer que os ovos dos piolhos são as lêndeas, elas ficam grudadas nos fios dos cabelos, são pequenas e tem a cor esbranquiçada e brilhante. Dizer que os piolhos não voam, nem pulam de uma cabeça para outra que passam de uma cabeça para outra através de: contato direto, pentes, escovas, bonés, tiaras, chuchinhas, etc.
Para evitar o piolho, o que devemos fazer?
▪Lavar a cabeça com xampu; pentear com pente fino; conservar os cabelos sempre limpos; as meninas devem prender os cabelos quando irem para a escola ou brincar na casa de coleguinhas.
▪Cortar periodicamente os cabelos;
▪ Manter as unhas bem cortadas para evitar que os piolhos se