Juiz de Direito
"Membro do poder judicial, que tem autoridade e poder para julgar e sentenciar"
Fonte: Dicionário Michaelis
O que é ser juiz de direito?
Juízes são agentes do poder judicial, concursados, que tem a responsabilidade de julgar demandas judiciais caracterizadas, na maioria das vezes, por conflito de interesse entre pessoas. É fundamental para esse profissional, durante um processo, velar pela rápida solução do litígio, prevenir ou reprimir qualquer ato contrário à dignidade da Justiça e tentar a qualquer tempo, conciliar as partes. A principal função do Juiz de Direito, em síntese, é preservar a dignidade humana, defender as liberdades públicas e buscar a pacificação social através da resolução definitiva de conflitos de interesses entre pessoas e bens da vida, tais como a liberdade, o patrimônio, a honra e outros.
Cabe a ele decidir a demanda judicial com a finalidade de revelar qual das partes têm razão, ou seja, quem tem o direito, em conformidade com as leis e com os costumes, visando atender ao fim social da legislação e às exigências do bem comum.
Quais as características necessárias para ser um juiz de direito?
É necessário ter gosto por leitura, dedicação aos estudos, boa memória, capacidade de reflexão, argumentação, associação de idéias e vocação humanitária. Escrever Português corretamente e ser comunicativo.
Características desejáveis: autoconfiança autocontrole boa memória capacidade de análise capacidade de comunicação capacidade de pensar e agir sob pressão capacidade de síntese discrição equilíbrio emocional sensibilidade coragem gosto pela pesquisa gosto pelo debate isenção bom senso iniciativa interesse por temas da atualidade senso crítico senso de ética senso de responsabilidade
Qual a formação necessária para ser um juiz de direito?
Para prestar o concurso de ingresso na magistratura para juiz é necessário apenas o diploma de bacharel em direito, não é necessário possuir inscrição na OAB (Ordem