pinturas rupestres
Consideramos como arte pré-histórica todas as manifestações que se desenvolveram antes do surgimento das primeiras civilizações e portanto antes da escrita. No entanto isso pressupõe uma grande variedade de produção, por povos diferentes, em locais diferentes, mas com algumas características comuns.
O homem introduz duas revoluções nos costumes: enterrar seus mortos e fazer pinturas. As primeiras manifestações da Arte nos remetem ao Paleolítico, Idade da Pedra Lascada.
Dois fatos foram muito importantes nesse período: o homem aprendeu a fazer o FOGO, e a utilizar PEDRAS LASCADAS, quando o homem ainda era nômade e, concebia o mundo como uma realidade única, não separando o material do espiritual, o visível do invisível.
Instrumentos de pedra lascada, madeira, ossos, arco e fecha, controle do fogo, pintura e escultura.
Neolítico ou Idade da Pedra Polida.
Nesta época o homem atingiu um importante grau de desenvolvimento e estabilidade.
• Instrumentos de pedra polida, enxada e tear; início do cultivo dos campos; artesanato; cerâmica e tecidos; construção de pedra.
Idade dos Metais
Aparecimento da metalurgia; das cidades; invenção da roda; invenção da escrita e do arado de bois.
PINTURA
PINTURA
A pintura pré-histórica recebeu o nome de arte rupestre ou parietal pelo fato de ter se desenvolvido quase que exclusivamente em paredes de pedra, no interior de cavernas e grutas.
A primeira característica da Arte é o pragmatismo, ou seja, a arte produzida possuía uma utilidade, material, cotidiana ou mágico-religiosa.
Ferramentas, armas ou figuras que envolvem situações específicas, como a caça. Cabe lembrar que as cenas de caça representadas em cavernas não descreviam uma situação vivida pelo grupo, mas possuía um caráter mágico, preparando o grupo para essa tarefa que lhes garantiria a sobrevivência. A princípio retratavam cenas envolvendo principalmente animais, homens