Artigo Das Pinturas Rupestres Falsa Idade das Trevas
Caio Barbosa Athos Moraes
Resumo:
A Pesquisa desenvolvida a seguir reúne informações com dados históricos a respeito da evolução da comunicação humana, desde os primórdios até a Idade Média. Os primeiros registros obtidos pelos arqueólogos no estágio inicial do desenvolvimento humano. Da pré-história até a consolidação e queda do poder clerical. Uma breve contribuição a fim de elucidar o progresso do ato do comunicativo e consequentemente o progresso da evolução humana, fornecendo maior esclarecimento sobre as produções culturais desenvolvidas e aperfeiçoadas ao longo dos séculos. Conteúdo abordado sobre uma perspectiva no campo da história atribuindo a comunicação o principal fator para o desenvolvimento dos povos. E desmistificando a ideia de que a era Medieval que ocorreu entre 476 á 1500, não houve contribuições para o desenvolvimento das produções culturais e desenvolvimento dos meios de comunicação.
Palavras Chaves: Meios de comunicação; Produções culturais; Desenvolvimento dos povos.
Recife, 2013
1. Introdução
O processo evolutivo dos meios de comunicação e da espécie humana é um fenômeno que para ser compreendido com exatidão, é preciso voltar às raízes históricas, buscar as origens não só da comunicação propriamente dita, mas também do homem, o seu desenvolvimento e o porquê se modificou tanto o modelo comunicacional ao longo da história. Primeiro é preciso definir o que é comunicação, a final o que é o ato de comunicar-se?
Tudo que os homens fazem, sabem ou experimentam só tem sentido na medida em que pode ser discutido. (Hannah Arendt).
Em sua etimologia a palavra comunicação deriva do latim communis que significa pertencente a todos ou a muitos, dessa mesma raiz surge uma nova palavra comunicationis que em uma tradução livre, esta possui o significado de tornar algo comum1. Segundo o físico David Bohm o sentido de uma palavra não é o resultado de