Smartphones - Das Pinturas Rupestres à Convergência Midiática
Módulos: 3 e 4
Atividade: Individual
Título: Smartphones - Das Pinturas Rupestres à Convergência Midiática
Aluno: Karine Cristina Gallo
Disciplina: Comportamento do Consumidor
Turma: MKTRJ06
Introdução
A linguagem falada pode ser considerada como uma das grandes revoluções humanas, seguida pela escrita (pinturas rupestres e, posteriormente, o alfabeto), uma forma de suma importância para guardar e perpetuar o conhecimento desenvolvido por nossa espécie. Com a invenção do papel, a linguagem escrita reduziu consideravelmente a quantidade de barreiras para chegar ao seu destino.
Johannes Gutenberg inventou a imprensa, Alexander Graham Bell (ou Antonio Meucci) o telefone e assim uma sucessão de invenções que culminaram no que hoje conhecemos como, telefones celulares (smartphones), internet e todos os tipos de acessos disponíveis para a comunicação/informação.
O uso de telefones celulares já se tornou indispensável na vida do homem moderno.
Atualmente, podemos ver grupos dos mais variados utilizando esta fantástica ferramenta, os mesmos (grupos de consumidores), que podem até ter necessidades internas que se pareçam, entretanto, externamente, se diferenciam em seus anseios e na forma de transmitir isso para a sociedade.
Dentro destes grupos, podem ser citados como exemplos:
- Crianças muito pequenas que já aprendem a folhear um jornal tocando numa tela;
- A adolescentes ávidos por fazer uma postagem ou registrar um momento nas redes sociais;
- Adultos utilizando para diversão e como ferramenta de trabalho;
- A terceira idade para, dentre outros motivos, inteirar-se das notícias do mundo ou mesmo para, apenas, passar o tempo.
O presente trabalho tem o intuito de avaliar a opinião de consumidores referente a 3 marcas de aparelhos celulares (smartphones): Iphone/Apple, Motorola e Nokia.
Para a pesquisa de opinião, foram avaliados 3 atributos: preço, qualidade nos componentes e design.
Questionário para