pintura
POR NÓREA
Colocação de uma Nórea para Pintura de Carcaças
Automatizada
Adriana Ribeiro Maciel
Fabio Marcelo Pasold
Janinha de Castro Borela
Thiago Rafael Borchardt
Professor Orientador: Renato Liberato Dallabona
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Engenharia de Produção (EPR 11)
Projeto Hércules 30/05/2014
RESUMO
Numa organização, a melhoria de processo sem um entendimento total do impacto que as alterações irão causar. Este processo de projetar visa buscar um processo produtivo, com ferramentas de auxílio para a pintura de carcaças dos motores elétricos, adaptando um sistema semiautomático no processo de pintura. O processo atual gera não conformidades, um maior desperdício de produtos químicos (tinta), problemas ergonômicos e um ambiente de trabalho insalubre.
Palavras-chave: Processo de pintura, Mudança e Automação.
1 INTRODUÇÃO
Nosso projeto sugere a colocação de uma nórea (transportadora aérea) na cabine de pintura, automatizando ainda mais o processo. A instalação da nórea reformula o processo de pintura, principalmente por ser um processo continuo.
Dentro da cabine de pintura isolada, a nórea faria o transporte das carcaças até o tanque de pintura. As carcaças ficariam submersas no tanque, receberiam a tinta e na mesma sequência do processo iriam para a secagem. Este processo continuo aumentara a produção, e a mão de obra antes utilizada para a pintura individual de cada carcaça poderá ser utilizado para o controle de processo.
Os benefícios com a implantação do projeto condiz com os princípios da empresa que busca em seu processo a redução da não conformidade, a redução de custo, a qualidade do produto final e o bem estar dos seus colaboradores.
2 PROCESSO ATUAL
No processo atual o operador faz todo o processo manualmente, primeiramente pego a carcaça do motor elétrico e coloca sob sua bancada de pintura. Após a colocação começa a pintura do mesmo com uma pistola